A Cidade de Malanje na História de Angola

In stock
SKU
40242
$35.71
Livro capa mole

CIDADES Organização do espaço e sociedades em Angola HISTÓRIA E PROSPECTIVA As cidades aqui retratadas são, com efeito, as cidades do conjunto do actual território angolano. A delimitação definitiva e actual desse território é resultado de um período relativamente curto (o final do século XIX) e insere-se no processo da colonização portuguesa. É certo que se iniciou no final do século XV, mas, incorporada na economia-mundo do oceano Atlântico, limitou-se durante muito tempo às regiões costeiras, apesar de os principais eixos de penetração frequentemente controlados pelos indígenas ou partilhados entre os indígenas e os portugueses. Tomando esta bela complexidade em mãos, o autor mostra muito bem que as cidades angolanas vistas numa perspectiva de longo prazo não foram, nem na maioria nem no interior do continente, criação exclusiva dos portugueses, mas foram, sim, espaços simultaneamente partilhados e disputados.

Como noutras regiões africanas sujeitas à dominação colonial, as cidades angolanas foram, por seu lado e em alguns casos durante longo período de quase cinco séculos, cidades cruéis.
Caberá certamente a outros trabalhos jurídicos, antropológicos, sociológicos, etnológicos, incluindo o ângulo da micro-história esclarecer todas as facetas dessa crueldade e dessa violência.

Elikia MBokolo
In Prefácio

Neste estudo, estabelecemos como objectivo revisitar as hipóteses, novas ou já existentes, sobre a construção do espaço nacional e a identidade das populações angolanas, na sua relação com as dinâmicas urbanas de longa duração, as transformações sociais de que são portadoras e as incidências de uma história global, simultaneamente política e económica. Esta pesquisa contribuirá também, ousamos acreditar, para libertar a história de Angola das abordagens, dominantes durante muito tempo, que privilegiam a história política.

O autor

More Information
author António Egídio de Sousa Santos
Publisher Mayamba
Edition no. 2
Year of publication 2020
Page numbers 547
Format Livro capa mole
Language Portuguese
ISBN 9789897612299
Country of Origin Angola
Dimension 23 x 15,5 x 2,9
About the Author

ANTÓNIO EGÍDIO DE SOUSA SANTOS nasceu em Kalandula, Município com o mesmo nome, na província de Malanje. É licenciado em Filologia pela Escola Superior Político-Militar de Lvov (Ucrânia) e em Ciências de Educação, opção Ensino de História, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), no Lubango. Possui o Diplome d`Études Approfondis (DEA) em História da África Negra pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, e é doutorado (Ph.D) em História e Civilizações pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS. Com uma vasta e longa experiência no ensino da História da antiguidade e etnologia africana, é membro investigador do Arquivo Histórico Nacional de Angola e professor da cadeira de História de África na Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Agostinho Neto (UAN), para além de orador no seio académico e militar.

Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account
NO IMAGE AVAILABLE