A Guerra na África Austral - análise da estratégia total nacional da África do Sul

In stock
SKU
40190
$17.86

Livro - Capa mole

«Com esta obra o Tenente-General Miguel Júnior dá um passo essencial na sua evolução pessoal e na moderna historiografia angolana. Depois de ter aprofundado a situação de Angola através de uma série de importantes escritos, o autor compreende que necessita de uma visão mais abrangente sobre a África Austral e que tal passa pelo estudo da estratégia sul-africana, como um dos mais significativos agentes de longo prazo neste processo. Ao fazê-lo, o autor inova em termos teóricos, nomeadamente em termos da teoria da estratégia e das relações internacionais. Os seus avanços mais significativos dizem respeito à compreensão da teoria da “estratégia total” sul-africana e à forma como ela integra uma doutrina do uso da arma nuclear, com fins essencialmente políticos, mas também militares.

Seja permitida uma observação, que está inerente a todo o trabalho do Tenente-General Miguel Júnior, mas que não é explicitada nesta obra. É que, do mesmo modo que falamos de uma “estratégia total” sul-africana, podemos igualmente falar de uma “estratégia total” de Angola, ou, para ser mais exato, do Governo de Luanda, pois há outros importantes agentes de Angola neste processo. Sem elaborar aqui o assunto, que merece maior reflexão, foi uma estratégia de longo prazo, muito pragmática, muito flexível, sempre imaginativa e até mesmo surpreendente, que se revestiu de aspetos inovadores e implicou sempre um equilíbrio difícil na corda bamba, envolvendo no jogo os grandes poderes, com capacidades muito superiores às de Luanda. O Governo de Luanda pode gabar-se de ter sido o único que conseguiu gerir com sucesso um processo de várias décadas, com muitas reviravoltas e golpes de rins, com uma articulação difícil entre os níveis interno e externo e entre as estratégias sociais, económicas, diplomáticas, militares e outras. No final, foi ele e a sua visão do processo que acabou por se impor e, o que é mais extraordinário ainda, fez isto no meio de uma intensa guerra civil, que conduz a uma nova base de unidade nacional. Estas longas décadas de guerra, terríveis e devastadoras para Angola, são também o processo da finalização do nascimento no ferro e no fogo de uma nação africana. A África do Sul do apartheid dizia ter uma “estratégia total”; tinha, mas falhou; em contrapartida, o Governo de Luanda acabou por ter sucesso na sua “estratégia total”, mesmo sem lhe dar oficialmente esse nome. É difícil encontrar em África outro exemplo de uma liderança tão duradoura, firme, flexível, pragmática e ...vitoriosa, coisa que, embora na Europa muitas vezes não seja entendido assim, é o fundamental.»

António José Telo
in Prefácio

More Information
author Miguel Júnior
Publisher Mayamba
Edition no. 1
Year of publication 2017
Page numbers 189
Format Livro capa mole
Language Portuguese
ISBN 9789897611513
Country of Origin Angola
Dimension 23 x 15,5 x 1
About the Author

Miguel Júnior, tenente-general das Forças Armadas Angolanas, desempenhou, ao longo da sua carreira, diversas funções. No momento presente, é chefe da Direcção de Estudos e Investigação Militar do Estado-Maior-General das Forças Armadas Angolanas e é professor de História Militar no Instituto Superior Técnico Militar de Angola (ISTM).

É autor de diversas obras e artigos sobre Defesa, Segurança e História.

É mestre em História Militar pela Academia Militar/Universidade dos Açores de Portugal e em História pela California Hill University, sendo Associado em Educação por esta universidade. É Ph.D. em História pela Atlantic International University e pela Paramount California University (Magna Cum Laude). É licenciado em História pela Universidade Aberta de Portugal e em Ciência Política pela California Hill University dos Estados Unidos da América.

Fez os cursos de Inter-Armas na Academia Vistrel e de Ciências Históricas na Academia Político-Militar Lenine na antiga União Soviética e fez os cursos de Comando e Direcção no Instituto Superior Militar de Angola e de Estratégia e Arte Operativa na Escola Superior de Guerra de Angola.

Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account