ANGOLA Pelos Caminhos da Paz - Guerra e Diplomacia (1975 a 2002)

In stock
SKU
40204
$44.64

Livro capa mole

P R E F Á C I O
Num universo de publicações em expansão acelerada sobre o que tenho ouvido apelidar de «temas angolanos», foi com gosto que aceitei o muitíssimo honroso convite de prefaciar este estudo do tenente-general Justino da Glória Ramos sobre a progressão do posicionamento e da(s) guerra(s) em Angola e as suas causas e consequências políticas, o maior Estado de língua oficial portuguesa criado no século XX e a última das ex-colónias portuguesas a ascender à independência política. Um convite irrecusável, dada não só a qualidade do estudo em causa como os laços de amizade e apreço que foram sendo edificados entre mim e o seu autor, que não conhecia, durante o percurso do meu apoio como orientador científico do seu trabalho doutoral.
Mas vamos ao trabalho. A edição desta obra constitui mais um passo no quadro de uma das linhas de força temáticas mais intensas nas discussões académicas que têm vindo a ser discutidas em Angola (e em Portugal), dispostas lado a lado no interior das nossas edições: aquela que dá corpo à publicitação de estudos técnico-científicos sobre os países lusófonos e a história da sua progressão e, designadamente, a de trabalhos de fôlego relativos ao Estado angolano e ao seu percurso e história. Na maioria dos casos, o esforço, nas várias séries que constituem o corpo das publicações em curso, tem sido o de pôr em circulação estudos de cariz político-ideológico ou outros de natureza mais pessoal. Têm feito alguma falta trabalhos de maior alçada e qualidade, de estudos que iluminem zonas cinzentas da articulação dos processos que tiveram lugar em Angola no quadro de um sistema internacional em mudança que com eles interage em incessantes processos de feedback. Este constitui um passo singular do presente estudo fortemente académico no essencial e levado a cabo por um oficial-general angolano no activo. O esforço, aqui, por outras palavras, foi o de abrir mais amplamente a lente angular da análise...
In prefácio
Professor doutor Armando Marques Guedes
Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e Instituto de Estudos Superiores Militares

More Information
author Justino da Glória Ramos
Publisher Mayamba
Edition no. 1
Year of publication 2018
Page numbers 792
Format Livro capa mole
Language Portuguese
ISBN 9789897611643
Country of Origin Angola
Dimension 23 x 15,5 x 4,2
About the Author

Justino da Glória Ramos Nasceu aos 26 de Dezembro de 1959, em Ndalatando, provincia de Cuanza-Norte.

  • Doutor (PhD) em História Moderna e Contemporânea na especialidade de História, Defesa e Relações Internacionais, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Lisboa, 17 de Junho de 2015.
  • Mestre em Relações Internacionais na vertente Político-Diplomáticas, pela Universidade Lusíada de Lisboa, 29 de Junho de 2002.
  • Pós-Graduado em Relações Internacionais na vertente Político-Diplomáticas, pela Universidade Lusíada de Lisboa, 03 de Junho de 1997.
  • Diplomado em Altos Estudos Europeus, pelo Instituto de Estudos Europeus da Universidade Lusíada de Lisboa, 18 de Dezembro de 1995.
  • Curso Especializado em Formação Diplomática, pela Universidade Lusíada de Lisboa, 10 Outubro de 1995.
  • Pós-Graduado em Estudos Europeus na vertente Jurídica, pelo Instituto de Estudos Europeus da Universidade Lusíada de Lisboa, 30 de Novembro de 1994.
  • Licenciado em Ciências Militares, na Especialidade de Político-Militar, pela Academia Político-Militar "V.I. Lenine", em Moscovo, ex-União Soviética, 23 de Julho de 1987.
  • Ensino Primário em Ndalatando, o Ensino Secundário em Ndalatando e no Dondo e mais tarde o Instituto Normal de Educação "Comandante Benedito", em Ndalatando, Província de Cuanza-Norte.
  • Professor Universitário. Categoria: Associado.

Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account