Este livro estuda a influência da educação formal ou escolar na educação tradicional no processo educativo de jovens das comunidades rurais de Angola, focalizado na comunidade rural Vahanya que habita a região Centro-Oeste de Angola, compreendendo a divisão político-administrativa dos municípios de Caimbambo, Cubal, parte sul da Ganda e parte norte e nordeste do Chongoroi, Província de Benguela. O autor fornece dados que provam a importância que a comunidade rural Vahanya atribui à educação formal transmitida por intermédio da escola e à educação tradicional passada através da instituição ocoto e da prática dos rituais de iniciação (ekwenje e efeko).
Este livro concluí que a educação formal e a educação tradicional mantêm uma relação dicotómica, devido ao facto de a educação formal não se articular com a educação tradicional comunitária e, por conseguinte, não ser assumida a necessidade de uma educação intercultural que estude não somente os propósitos do currículo escolar oficial, mas que seja, também, capaz de resgatar o papel da educação tradicional e os seus valores fundamentais.
O Autor
Author | António Guebe |
---|---|
Publisher | Mayamba |
Edition no. | 1 |
Year of publication | 2019 |
Page numbers | 336 |
Format | Livro capa mole |
Language | Portuguese |
ISBN | 9789897612275 |
Country of Origin | Angola |
Dimension [cm] | 15,5 X 23 |
About the Author |
António Guebe, benguelense, Licenciou-se em Ciências Sociais, opção História, pelo ISCED – Instituto Superior de Ciências de Educação do Lubango da Universidade Agostinho Neto, em 1998. Mestre em Estudos Africanos, Especialização em Desenvolvimento Social e Económico em África: Análise e Gestão, pelo ISCTE - IUL (Instituto Superior de Ciência de Trabalho e de Empresa - Instituto Universitário de Lisboa), Portugal, em 2009. Doutor em Estudos Africanos, na área de Sociologia Política, cuja tese se intitula: “A Influência da Educação Formal na Educação Tradicional em Angola: O Caso dos Vahanya”, pelo ISCTE – IUL, Portugal, em 2016.
Pós-Graduado em Eleições e Democracia em Portugal e na Europa, sob organização do ICS (Instituto de Ciências Sociais), Lisboa, em 2004, cursado em Democracia: Crise e Renovação, decorrido em Óbidos, Portugal, em 2005 e em Metodológico de Investigação em Ciências Sociais, realizado em Maputo, Moçambique, sob organização do CODESRIA (Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África), em 2008. |