Extensão Universitária em Angola - I Conferência Internacional

In stock
SKU
40200
$13.39

Livro - Capa mole

O que é a Extensão Universitária? Extensão Universitária é entendida como a transformação da realidade social pela prática académica de utilização e de produção de conhecimento em interacção dialógica com a comunidade. A Extensão Universitária é encarada como um meio poderoso de que a universidade dispõe para contribuir de forma decisiva na redução das desigualdades sociais, de combate à exclusão social, e que potencia a formação para a cidadania e profissional. Portanto, é um meio de transformação da realidade social. Isto pressupõe um total engajamento da universidade na resolução dos principais problemas da sociedade, da qual é parte.

Em Angola, há de facto que reconhecer a emergência de indícios de uma consciência crescente sobre a Extensão Universitária. Os exemplos da Escola Superior Pedagógica do Bengo, da Faculdade de Direito da Universidade Lueji A´Nkonde e de outros que se multiplicam nas Instituições de Ensino Superior (IES) angolanas enquadram-se perfeitamente nesta linha. Contudo, a análise feita aos principais instrumentos normativos que regem o Subsistema do Ensino Superior em Angola, começando pela constituição, permitiu verificar que, quando comparado com o ensino e a investigação científica, a Extensão Universitária não possui dignidade constitucional expressa, sendo, por isso, obtida por meio de um exercício interpretativo.

***

Reservando-lhe na trilogia académica, lugar de baixa visibilidade, lamentavelmente, a actividade de extensão universitária, cuja interacção e operacionalidade, enquanto pilar de uma Instituição de Ensino Superior - IES, não está devidamente institucionalizada. Este facto é visível pela forma como as normas mais gerais e específicas abordam o Sistema de Ensino Superior, além da displicência como os estatutos orgânicos das IES consideram aos seus co-concorrentes, designadamente, o ensino e a investigação científica.

João Fernando Manuel, in Prefácio

More Information
author ESPBengo
Publisher Mayamba
Edition no. 1
Year of publication 2018
Page numbers 228
Format Livro capa mole
Language Portuguese
ISBN 9789897611575
Country of Origin Angola
Dimension 23 x 15,5 x 1,3
About the Author

João Boaventura Ima-Panzo, Doutor em Letras pela Universidade da Beira Interior, Portugal; Mestre em Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Licenciado pela Universidade de Lisboa. Já exerceu várias funções: Decano da Faculdade de Direito da Lunda-Norte (2011-2015); Director-Geral Adjunto para os Assuntos Científicos da Escola Superior Pedagógica da Lunda-Norte (2009-2012); Presidente da Associação de Estudantes do ISCED - Lubango, entre outras.

Actualmente, é Director-Geral da Escola Superior Pedagógica do Bengo, onde lecciona Linguística Aplicada no curso de Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa; docente, orientador de dissertação, membro de júri de avaliação de Trabalhos de Fim de Curso em Pós-graduação (mestrados) na Universidade Agostinho Neto e no ISCED - Lubango e membro do Comité Científico do III SIMPRAD - Simpósio de Pesquisa e Práticas Docentes do Instituto Federal Tecnológico de Rondônia, Campos de Velhena - INFRO, Brasil.

Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account