Filho Bem-Amado do Kongo: Nsaku Ne Vunda - O Negrita

In stock
SKU
40225
$8.93

Livro capa mole

"Calei-me durante mais de quatrocentos anos, as minhas palavras perderam-se no silêncio da morte; mas, àqueles que se detêm um instante diante do meu busto, gostava de lhes dizer quanto lamento ter sido, ao longo dos séculos, reduzido apenas à cor da minha pele. Gostava de lhes contar a minha história, falar das minhas crenças, das lendas do meu povo, evocar a loucura dos homens, a sua grandeza e a sua baixeza. Se os curiosos pudessem ao menos ouvir-me, saberiam que por baixo da pedra que contemplam durante alguns segundos sobrevive uma memória esquecida, a dos escravos, oprimidos e sofredores, com quem me cruzei durante uma longa e perigosa viagem sobre um oceano, dois mares e três continentes."

O Negrita (Cena 1)
"A forte impressão causada pela leitura do romance do congolês Wilfried N'Sondé, Um Oceano, Dois Mares, Três Continentes, sobre uma personalidade muito mal conhecida da História angolana, levou-me a extrair dele esta peça de teatro a que dei o bem nutrido título de Filho bem-amado do Kongo: Nsaku Ne Vunda/aliás Dom António Manuel/aliás Marquês de Funesta/aliás O Negrita."

O autor

More Information
author José Mena Abrantes
Publisher Mayamba
Edition no. 1
Year of publication 2019
Page numbers 85
Format Livro capa mole
Language Portuguese
ISBN 9789897612169
Country of Origin Angola
Dimension 20,9 x 13,5 x 0,7
About the Author

José Manuel Feio Mena Abrantes (Malanje, 11 de Janeiro de 1945), é jornalista e dramaturgo, director e escritor de ficção. É licenciado em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Exerceu jornalismo desde 1975 com colaboração em vários órgãos de comunicação social angolanos, portugueses, franceses e moçambicanos até se tornar Assessor de Imprensa (1993), mais tarde Secretário do Presidente da República para a Comunicação Institucional e Imprensa (2012) e, desde Janeiro de 2018, Consultor do Presidente da República.
Como jornalista foi director-geral da ANGOP - Agência Angola Press, entre 1982 e 1984, e chefe do Sector de Informação e Divulgação da Cinemateca Nacional, entre 1985 e 1987.

Dirige o grupo Elinga-Teatro e é consultor do Presidente da República de Angola para assuntos de Cultura e Ciências.
Publicou três livros de poesia, outros tantos de ficção e 21 peças de teatro, dos quais 3 publicados pela Mayamba, nomeadamente Quotidiamo, Kimpa Vita - a profetisa ardente e Filho bem-amado do Kongo: Dom António Manuel, e um de ficção Poeira do Tempo (2015).

Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account