In stock
SKU
0003-1D9E-900B-AAE3:1774:1:NA:SG
US$3.00
eBook EPUB

"Calei-me durante mais de quatrocentos anos, as minhas palavras perderam-se no silêncio da morte; mas, àqueles que se detêm um instante diante do meu busto, gostava de lhes dizer quanto lamento ter sido, ao longo dos séculos, reduzido apenas à cor da minha pele. Gostava de lhes contar a minha história, falar das minhas crenças, das lendas do meu povo, evocar a loucura dos homens, a sua grandeza e a sua baixeza. Se os curiosos pudessem ao menos ouvir-me, saberiam que por baixo da pedra que contemplam durante alguns segundos sobrevive uma memória esquecida, a dos escravos, oprimidos e sofredores, com quem me cruzei durante uma longa e perigosa viagem sobre um oceano, dois mares e três continentes." O Negrita (Cena 1)

"A forte impressão causada pela leitura do romance do congolês Wilfried N'Sondé, Um Oceano, Dois Mares, Três Continentes, sobre uma personalidade muito mal conhecida da História angolana, levou-me a extrair dele esta peça de teatro a que dei o bem nutrido título de Filho bem-amado do Kongo: Nsaku Ne Vunda/aliás Dom António Manuel/aliás Marquês de Funesta/aliás O Negrita."

O autor

More Information
Author José Mena Abrantes
Publisher Mayamba
Edition no. 1
Year of publication 2019
Print edition page numbers 85
Format EPUB (DRM - Gestão de Direitos Digitais)
Language Portuguese
ISBN n.a.
Country of Origin Angola
Devices Compatível com Windows (7 e mais recente), macOS (10.12 e mais recente), iOS (iPhone, iPad, iPod Touch), Android, Kindle Fire e Chrome OS.
About the Author

Natural de Malanje, José Mena Abrantes é dramaturgo, poeta, escritor e jornalista, e membro da União dos Escritores Angolanos. Licenciou-se em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cidade onde daria os primeiros passos no teatro: primeiro como autor, ao representar Volpone e Merlim-4 no Grupo Cénico da Associação Académica da Faculdade de Direito, e, posteriormente, tirando cursos de actuação e de direcção teatral na Fundação Calouste Gulbenkian, sob a direcção de Adolfo Gutkin. Ainda na década de 70, participou em seminários de teatro e festivais, e dirigiu na Alemanha Federal (onde ficou exilado quatro anos) o grupo La Busca, de estudantes e trabalhadores espanhóis.

Quando regressou a Angola, em 1974, ajudou a fundar os grupos de teatro Tchinganje, o Xilenga-Teatro e o Grupo de Teatro da Faculdade de Medicina de Luanda, tendo sido o responsável pela primeira representação dramática, em 1975, na Angola livre e independente.

Participa com regularidade em festivais de teatro em países de África, Europa e América, nas mais diversas categorias, como autor, encenador e director. Exerce a profissão de jornalista desde 1975, com colaborações em vários órgãos de comunicação social angolanos, portugueses, franceses e moçambicanos, foi director-geral da Agência Angola Press (1982-84) e responsável pelo sector de informação e divulgação da Cinematografia Nacional (1985-87).

Iniciou as suas funções de assessor de imprensa do Presidente da República de Angola em 1993, tendo sido nomeado Secretário para Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República, em 2002. Detentor de uma obra literária bastante diversificada, com mais de vinte títulos publicados, foi galardoado com vários prémios, entre eles o prestigiado Prémio Sonangol de Literatura, por três vezes, e também com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de Literatura.

Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account