Fluxos Migratórios em Angola - Novos Contextos e Desafios

In stock
SKU
40198
$15.62

Livro - Capa mole

"A dinâmica migratória relativamente recente no território angolano continua a caracterizar-se pelo êxodo rural e pela chegada maciça de estrangeiros. Se, por um lado, a imigração planificada de trabalhadores chineses, portugueses, brasileiros, entre outras nacionalidades, constitui uma mais-valia para o país nesta fase de reconstrução e de desenvolvimento, não se pode dizer o mesmo relativamente à chegada maciça de imigrantes ilegais, que procuram instalar-se, essencialmente, nos grandes centros urbanos e nas zonas de exploração mineira, sobretudo diamantíferas. O pouco controlo que se tem desses efectivos (até mesmo de alguns já estabelecidos entre nós e em situação migratória legal), tanto em termos numéricos, como de localização e actividades praticadas, constitui um dos maiores desafios actuais da sociedade e das autoridades angolanas." "Simão Milagres e Lutina Santos fazem também questão de nos fornecer, nesta 2ª edição revista e actualizada, indicadores sobre os custos e as rotas da imigração ilegal, aspectos bastante positivos, que podem servir de guia para outros investigadores procurarem explicações para outras causas que potenciam o fenómeno, tal como é o caso do auxílio e do apoio que determinados imigrantes, com destaque para os da República Democrática do Congo, têm recebido das populações locais."

Luiekakio Afonso, Ph.D

In Prefácio à 2.ª edição revista e actualizada

More Information
author Simão Milagres e Lutina Santos
Publisher Mayamba
Edition no. 2
Year of publication 2018
Page numbers 170
Format Livro capa mole
Language Portuguese
ISBN 9789897611568
Country of Origin Angola
Dimension 23 x 15 x 1
About the Author

Simão Milagres dos Santos Tchitungo tem o curso superior de Economia pelo Instituto Superior de Ciências de Administração e Humanas. Frequentou o primeiro curso de Direcção de Comando e Chefia para oficiais superiores e comissários de migração, bem como cursos nas áreas de inteligência criminal e policial, comunicação estratégica e vários seminários relacionados com a gestão das migrações. Exerceu, durante muitos anos, a profissão de jornalista e ao longo do seu percurso profissional escreveu para várias publicações nacionais e estrangeiras com o pseudónimo de Milagres Tchitungo até iniciar funções de porta-voz do Serviço de Migração e Estrangeiros. É sub-comissário de Migração e, actualmente, exerce as funções de director nacional do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior (MININT).

Lutina Santos é licenciado em Ciência Política pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto; é mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta de Lisboa. Está ligado, desde 2006, à actividade docente, tendo sido professor do Ensino Médio no Colégio Jacimar e Monte Sol, em Luanda. De 2008 a 2013 escreveu textos de opinião para o Jornal de Angola sobre política africana e nacional. É, desde 2012, formador da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME). Além disso, encontra-se ligado à Comunicação Social como comentador do Canal Internacional da Rádio Nacional de Angola e da Rádio MFM; e, ainda, conferencista sobre temas relacionados com Migrações e Relações Interculturais. Da sua área de investigação fazem parte a segurança migratória, a imigração ilegal, a integração de imigrantes e a competição política.

Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account