Génese do Pensamento Estratégico Angolano

In stock
SKU
40234
$22.32

Livro capa mole

"Um factor muito importante, devidamente salientado nesta obra, é que [o] processo de legitimação da luta de libertação é, simultaneamente, a afirmação de Angola como nação una e indivisível. A Angola de 1961 era, como quase todos os Estados africanos, um produto dos acordos dos poderes coloniais, com fronteiras traçadas a régua e a esquadro, sem grandes preocupações com as realidades das populações no terreno. A secular presença portuguesa ajudou a criar a consciência nacional, mas será a luta mantida de 1961-75 o berço que transforma esta realidade na moderna nação de Angola. […] a formulação de uma primeira visão de uma estratégia nacional, que ultrapassa a luta anticolonial, é um passo essencial neste processo.

[…] O general Miguel Júnior culmina com esta obra um paciente e metódico trajecto importante para o entendimento da moderna Angola. Começou por estudar as campanhas decisivas da guerra da independência, os primeiros tempos da Angola independente. Alargou a sua acção à formação do Estado e das Forças Armadas de Angola, no processo de definição e consolidação do novo Estado. Acompanhou as duras lutas subsequentes, tanto do ponto de vista das operações em Angola, como da definição da estratégia sul-africana. É normal que agora se debruce sobre a definição da estratégia angolana, tanto em termos políticos, como geoestratégicos e militares. No conjunto, temos uma visão ampla e sistemática destes atribulados anos da África Austral."
In Posfácio, por Prof. Doutor António Telo.

More Information
author Miguel Júnior
Publisher Mayamba
Edition no. 1
Year of publication 2019
Page numbers 250
Format Livro capa mole
Language Portuguese
ISBN 9789897612312
Country of Origin Angola
Dimension 23 x 15,5 x 1
About the Author

O tenente general Miguel Júnior está nas Forças Armadas Angolanas desde 1975. Ao longo da sua carreira, desempenhou várias funções. Trabalhou em três Regiões Militares, nos Departamentos de Defesa e Segurança e da Juventude e Apoio às Organizações de Massas e Sociais do Comité Central do MPLA-PT, bem como no Comando do Exército, no Estado Maior General e no Ministério da Defesa Nacional. Neste momento é Director Geral (Comandante) do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM).

Para além da formação militar na Academia Vistrel e na Academia Político Militar Lenine na União Soviética, também fez formação militar no Instituto Superior Militar de Angola e na Escola Superior de Guerra de Angola. Além do mais é licenciado em História pela Universidade Aberta de Portugal, Pós-Graduado e Mestre em História Militar pela Academia Militar de Portugal/Universidade dos Açores, bem como possui uma Agregação Pedagógica no domínio da Educação.

É Ph.D. em História pela Universidade da Califórnia Central e Ph.D. em História pela Universidade Atlântica Internacional, ambas dos Estados Unidos da América. É professor e conferencista de História, Defesa, Segurança e Estratégia no Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) e na Academia de Ciências Sociais e Tecnologia (ACITE). E é autor, co-autor e coordenador de alguns livros.

Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account