In stock
SKU
SKUUX15
US$10.47

Livro

"Maka na Sanzala", de Uanhenga Xitu, retrata a vida numa sanzala angolana (bairro tradicional) durante o período colonial, focando nos confrontos culturais e sociais. Através de narrativas focadas na realidade local, o livro explora a identidade angolana e as tensões entre as tradições locais e a administração colonial. 

Pontos principais da obra:
•    Confronto Cultural: A narrativa explora os conflitos, ou "makas", resultantes do choque entre a cultura angolana (sanzala) e a máquina colonial.
•    Vida na Sanzala: Foca-se nas vozes e vivências cotidianas, destacando o compromisso do autor com a realidade social da época.
•    Identidade e Resistência: Através de uma linguagem criativa, o texto reflete sobre a construção da identidade angolana e a necessidade de transformação social, inserindo-se na literatura de resistência. 

A obra destaca-se por retratar a realidade dos subalternos e o cotidiano sob o jugo colonial, sendo um relato da vida de um povo em busca da sua própria voz. 

More Information
Author Uanhenga Xitu
Publisher Mayamba
Year of publication 2025
Language Portuguese
Country of Origin Angola
About the Author Uanhenga Xitu é o nome do ficcionista angolano Agostinho André Mendes de Carvalho, nascido em Calomboloca, Icolo e Bengo, a 29 de Agosto de 1924. Era enfermeiro de profissão. Militante do MPLA, foi preso pela Polícia Política Portuguesa (PIDE) em 1959, por actividades políticas, que visavam a independência de Angola e, de 1962 a 1970, esteve preso no campo de concentração do Tarrafal em Cabo Verde. É um dos Membros fundadores da União de Escritores Angolanos (UEA), da qual foi Presidente da Comissão Diretiva. Escritor prestigiado em Angola e no estrangeiro, as suas obras encontram-se traduzidas em várias línguas. Escreveu os seguintes títulos: O Meu Discurso (1974); Mestre Tamoda (1974); Bola com Feitiço (1974); Manana (1974); Vozes na Sanzala (Kahitu) (1976); Mestre Tamoda e outros contos (1977); Maka na Sanzala (1979); Sobreviventes da Máquina Colonial Depõem (1980); Discursos do Mestre Tamoda (1984); O Ministro (1989); Cultos Especiais (1997).
Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account