Mbôngi'a a ñgîndu: Escola das Ciências Políticas no Antigo Kôngo

In stock
SKU
40224
$17.86

Livro capa mole

"Até agora, nenhum livro sobre o antigo reino do Kongo abordou a questão, essencial portanto, do lugar da democracia no governo deste Estado. Usando os testemunhos semânticos e orais disponíveis, Patrício Batsîkama mostra que a democracia desempenhou um papel de primeiro plano através do funcionamento deste conselho legislativo e judicial, em simultâneo, que os Ocidentais têm chamado "palabre" e os Kôngo de "Lúmbu". Com esta nova abordagem, o autor abre toda uma nova perspectiva sobre este antigo reino e um novo debate sobre a natureza indígena da democracia na África Central."
Jan Vansina, Prof. Emeritus, Wisconsin University, EU.
***
Este livro, intitulado Mbôngi'a ñgîndu - Escola das Ciências Políticas no Antigo Kôngo mostra detalhes de um dos muitos aspectos do notável Reino do Kongo. Mbôngi'a ñgîndu é definida como uma escola em que os funcionários públicos eram formados, recebiam treinamento para o exercício do oficio de que seriam incumbidos.
O Reino do Kongo compreendia, no auge de suas fronteiras territoriais, partes significativas do que hoje é Gabão, RDC, Congo-Brazaville e Angola... Este reino, em diferentes acepções, pode ser considerado uma notável construção civilizatória (...).
Ivaldo Marciano de França Lima , Prof. Adjunto da Universidade do Estado da Bahia

More Information
author Patricio Batsikama
Publisher Mayamba
Edition no. 1
Year of publication 2019
Page numbers 133
Format Livro capa mole
Language Portuguese
ISBN 9789897612114
Country of Origin Angola
Dimension 23 x 15,4 x 0,8
About the Author

Patrício Batsîkama é investigador e docente universitário. Tem vários artigos e livros publicados, de que destacamos:
LIVROS. Tokoismo, Teologia da Libertação, Luanda: Mayamba (2018); Reino do Kôngo, Origens, Política e Economia, Luanda: Mayamba (2018);Lûmbu: a Democracia no Antigo Reino do Kôngo, Luanda: Mediapress e São Paulo: Casa Cultura (2014); Makela ma Zômbo. Das Origens até a Criação da Circunscrição em 1911, Luanda: Mediapress (2014); Introdução à História das Artes em África, Luanda: Mayamba (2014); A Lógica no Ofício do Historiador Angolano, Luanda: Vatûnga (2015); Diálogos Estéticos Angolanos, Luanda: Mediapress (2015).
ARTIGOS. "O Poder Político entre os Mbûndu", In: Sankofa. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana - USP, #16, Janeiro, pp. 96-134 (2016). "A mulher na luta de Libertação e na construção de Estado-nação em Angola. Caso de Luzia Inglês Van-Dunem", In CANTAREIRA, UFF, n.º 25, Jul/Dez, pp. 72-87 (2017).

Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account