In stock
SKU
SKUUX10
US$10.47

Livro

A obra reúne histórias que retratam a vida quotidiana angolana durante o período colonial, com uma forte crítica social, política e cultural. O conto principal, Mestre Tamoda, apresenta um personagem caricatural que se vangloria do seu domínio da língua portuguesa, mas cuja fala exagerada e pedante revela tanto ignorância quanto comicidade. Através dele, Uanhenga Xitu expõe o conflito entre tradição e modernidade, e a forma como o colonialismo impôs valores linguísticos e culturais.

Nos outros contos, o autor descreve figuras típicas, situações do musseque (bairro popular) e dilemas vividos pela população, como a pobreza, o preconceito, o choque cultural e as contradições entre o mundo rural e urbano. A linguagem é rica em oralidade e ironia, mostrando o humor como forma de resistência. Assim, a coletânea vai além do riso fácil: denuncia injustiças sociais, valoriza a identidade angolana e questiona os mecanismos de dominação.

More Information
Author Uanhenga Xitu
Publisher Mayamba
Year of publication 2025
Language Portuguese
Country of Origin Angola
About the Author Uanhenga Xitu é o nome do ficcionista angolano Agostinho André Mendes de Carvalho, nascido em Calomboloca, Icolo e Bengo, a 29 de Agosto de 1924. Era enfermeiro de profissão. Militante do MPLA, foi preso pela Polícia Política Portuguesa (PIDE) em 1959, por actividades políticas, que visavam a independência de Angola e, de 1962 a 1970, esteve preso no campo de concentração do Tarrafal em Cabo Verde. É um dos Membros fundadores da União de Escritores Angolanos (UEA), da qual foi Presidente da Comissão Diretiva. Escritor prestigiado em Angola e no estrangeiro, as suas obras encontram-se traduzidas em várias línguas. Escreveu os seguintes títulos: O Meu Discurso (1974); Mestre Tamoda (1974); Bola com Feitiço (1974); Manana (1974); Vozes na Sanzala (Kahitu) (1976); Mestre Tamoda e outros contos (1977); Maka na Sanzala (1979); Sobreviventes da Máquina Colonial Depõem (1980); Discursos do Mestre Tamoda (1984); O Ministro (1989); Cultos Especiais (1997).
Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account