Metodologia de Investigação Ciêntífica - A Investigação Qualitativa

In stock
SKU
40175
$15.62

Livro - Capa mole

Esta obra é o resultado de muitos anos de experiência na docência e na orientação de trabalhos de fim de curso (monografias) e dissertações no âmbito da investigação qualitativa.
Destinada a estudantes (licenciatura, especialização, mestrado e doutoramento), docentes de psicologia, sociologia, antropologia, ciências políticas, administração pública e comunicação social, mas também a profissionais destas áreas, visa dar apoio a investigação científica na vertente qualitativa.
O livro dá a conhecer as principais correntes de pensamento que sustentam a investigação qualitativa, os métodos de investigação, a entrevista com as correspondentes técnicas interpretativas, destacando a análise de conteúdo.
Fornece igualmente um conjunto de exercícios e estudos de caso para a consolidação dos conteúdos abordados em cada capítulo.

More Information
author Anibal João Ribeiro Simões
Publisher Mayamba
Edition no. 1
Year of publication 2016
Page numbers 152
Format Livro capa mole
Language Portuguese
ISBN 9789897611025
Country of Origin Angola
Dimension 23 x 15,5 x 0,9
About the Author

Aníbal João Ribeiro Simões é doutorado em Psicologia (2000) pela Universidade do Minho (Braga, Portugal), na área de conhecimento Psicologia da Educação, tendo apresentado a tese intitulada "Maturidade e Aprendizagem: construção e validação de uma bateria de prontidão escolar". Licenciado em 1985 pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) no curso de Psicologia, é professor associado do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Agostinho Neto. É coordenador científico do Departamento de Psicologia e coordenador-adjunto para as pós-graduações da mesma universidade.

A sua investigação versa as seguintes áreas: prontidão e aprendizagem infantil, desenvolvimento curricular e representações sociais. No ensino, tem leccionado as cadeiras de Métodos Qualitativos e Quantitativos.

Publicações: "Alguns aspectos precursores da Psicologia em Angola", in R. S. L. Guzzo, L. S. Almeida e S. M. Wechsler, Psicologia da Educação, Brasil, Editora Átomo 1996, pp. 29-38; "Prontidão escolar: definição e avaliação, in L. S. Almeida e I. S. Ribeiro (org. Avaliação psicológica: formas e contextos. Braga, Associação dos Psicólogos Portugueses, 1995, pp 105-108).

Para além da docência e investigação, é escritor e membro da União dos Escritores Angolanos (UEA). Tendo como pseudónimo Cikakata Mbalundu, publicou as seguintes obras literárias: Cipembúwa (Menção honrosa do Prémio Sonangol de Literatura, 1986); O Feitiço da Rama de Abóbora (Prémio Sonangol de Literatura, 1991), Entre a Morte e a Luz (2002), e, mais recentemente, a Clave da Insatisfação (2013). Faz parte dos 11 clássicos da literatura angolana de 2015, com a obra O Feitiço da Rama de Abóbora.

Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account