Notas Soltas da Minha Vida - Meu passado, teu presente - Volume II

In stock
SKU
40177
$24.55

Livro - Capa mole

Volume II:
Livro 3: A Caminhada
Livro 4: Caminho do Regresso

As Notas agora publicadas são obra de um militante, em mais de um sentido: militante de uma causa, a libertação de Angola, e militante de um partido, o MPLA. Desde logo, não há que procurar aqui distanciamento, seja emocional ou intelectual, em relação às grandes opções e à filosofia partidária do Movimento a que Bires se juntou há muitas décadas. Isso não o impede, no entanto, de exprimir, em mais de uma ocasião, o seu ponto de vista pessoal sobre contradições, desavenças e conflitos que marcaram a história particular do MPLA e, em geral, a história da luta pela independência.

À medida que fui lendo o texto, crescia a minha curiosidade de historiadora, interessada no que as memórias pessoais possam trazer à nossa memória colectiva e, também, nas novas pistas que se oferecem à investigação histórica. Mas mesmo sem esse interesse profissional, as Notas Soltas do nosso actual Embaixador na China mantêm todo o valor do testemunho directo e são bem elucidativas sobre a sua posição perante a vida, a política e as relações humanas.

Garcia Bires deixa aqui um contributo muito pessoal mas, simultaneamente, revelador do esforço colectivo que permitiu chegar àquele 11 de Novembro de 1975, em que se proclamou "perante a África e o Mundo" a independência de um novo país.

Professora Maria da Conceição Neto
Doutora em História,
Professora Titular da Universidade Agostinho Neto (UAN)
In Prefácio

More Information
author João Garcia Bires
Publisher Mayamba
Edition no. 1
Year of publication 2017
Page numbers 312
Format Livro capa mole
Language Portuguese
ISBN 9789897610073
Country of Origin Angola
Dimension 23 x 15,5 x 1,7
About the Author

João Garcia Bires, também conhecido por Garcia Bires, é licenciado em Direito pela Universidade Patrice Lumumba em Moscovo. Participante na luta armada para libertação Nacional, esteve nas I, II e III Regiões político-militares. Representou o MPLA na República do Gana e na URSS. 1975 Prelector de Economia Política na Faculdade de Ciências Jurídicas e Administrativas e no Instituto Tecnológico de Luanda e de Ciências Sociais na Faculdade de Engenharia da Universidade de Luanda. De Novembro de 1975 a 1992, ocupou vários cargos na direcção do MIREX. 1976 Juiz no Tribunal Popular Revolucionário da Província de Luanda. De 1977 a 1980 foi Vice-Reitor da Universidade de Angola. 1980 Colaborador da Comissão das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Assembleia do Povo. 1985 Chefe do Comité Técnico da Reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros dos Países membros do Movimento Não-alinhado. 1982 Embaixador Quadro Diplomático do MIREX. Representou o Governo em várias Reuniões, Assembleias e Fóruns Internacionais. Foi Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário nas Repúblicas da Namíbia, Moçambique, Malawi, Islâmica das Comores, Madagáscar e no Reino da Suazilândia. 2009/10 Prelector no Instituto Superior das Relações Internacionais de Moçambique e na Academia de Polícia da República de Moçambique. Membro do Comité de Conselheiros do Programa de Mercado em Gestão de Políticas Económicas da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo. Presentemente é Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário nas Repúblicas Popular da China, Mongólia, Democrática e Popular da Correia e na Islâmica do Paquestão. 2013 Foi galardoado com Prémio Personalidade do Ano pela Associação Chinesa de Amizade com os Países Estrangeiros. Membro Fundador da União Geral dos Estudantes da África sob a dominação colonial portuguesa, das União dos Estudantes Angolanos, dos Escritores Angolanos e da Academia Angolana de Letras. É autor dos títulos: Dia de calendário, Silêncio acordado, Olhadelando, Poesia dispersa, Cantares de um dia e Expressão - poesia e das Estorietas do meu beco e Conversas perdidas - prosa.

Luanda 2017
Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account