In stock
SKU
SKU13
US$10.47

Livro

A canção Messene conquista em mim uma enorme admiração pela forma como desenhamos a letra, a iludir o colono que estávamos a nos dirigir para Jesus. Messene, em Português, significa mestre. Como naquela altura o colono não deixava estudar, e muitos de nós não sabiam ler e escrever, para nós, que estivemos activamente na luta, era muito importante que o povo entendesse a mensagem, por isso é que muitas vezes utilizávamos a música em vez de textos para passar a mensagem aos demais.

A canção Messene, metaforicamente, diz o seguinte: Mestre, vem-nos ensinar a ler e a escrever, porque desde que nascemos nunca ninguém nos ensinou a ler e a escrever, e hoje crescemos, queremos trabalhar, e não nos permitem porque não temos nenhuma qualificação, e dizem que só nos resta ir trabalhar na horta (camocove), portanto, vem-nos ajudar, mestre. No fundo, a verdadeira intenção era para despertar o colono a abrir o nosso acesso à escola para, de facto, os angolanos aprenderem a ler e a escrever, no entanto, não era nada para trabalhar nas indústrias coloniais, mas sim para facilitar o trabalho político da clandestinidade.

More Information
Author Pedro da Rosa
Publisher Mayamba
Edition no. 1
Year of publication 2025
Language Portuguese
Country of Origin Angola
About the Author Pedro José Da Rosa, nasceu em 15 de Setembro de 1988, em Luanda. Formado em Economia pela Universidade Católica de Angola (UCAN), é profissional bancário no BANCO de Fomento Angola (BFA), escritor e investigador cultural, autor do livro O Nosso Semba, presidente da Associação Solidária com o Desenvolvimento da Angola (ASOMDA), membro da Direcção do Conselho Nacional da Sociedade Civil (CNSC), membro da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), membro dos grupos culturais e desportivos da ENDE e do BFA, palestrante com participação em simpósios nacionais e internacionais, convidado dos programas Quintal do Poeira e Quintal do Dionísio, da Rádio Nacional de Angola (RNA), com vários artigos publicados no Jornal de Angola e o Pais, citando alguns, “A Cultura e os Estadistas Angolanos”, “Nguxi Não Morreu” e “ Há um batuque no Mufete de André Mingas”
Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account