Os Angolanos que Libertaram Mandela - a desconstrução de um mito

In stock
SKU
40169
$13.39

Livro - Capa mole

"O ANC mandou jovens para Angola para receber treinamento militar. Isto foi realmente muito importante e foi um ponto de viragem na história da África do Sul. O progresso que fizemos na nossa luta foi em grande parte devido a Angola. Angola permitu que pudéssemos ter uma base, permitiu a fixação de acampamentos e proporcionou alguma formação para os nossos soldados, transmitindo valores e a disciplina necessária. Isto permitiu-nos melhorar a qualidade da formação e tudo resultou no rápido desenvolvimento da nossa luta."

Nelson Mandela

São angolanos os heróis que, no Triângulo do Tumpo, se imolaram em defesa da África do Sul e, cujo sangue e suor, derrubaram o regime do apartheid e libertaram Nelson Mandela.

... Durante décadas, se fez vincar um "Paradigma Histórico ", que se esforçou por retirar Angola da narrativa tornada oficial sobre os apoios determinantes prestados à luta dos sul-africanos e namibianos, bem como sobre o derrube de um sistema político e social dos mais hediondos que o mundo e África conheceram - o regime do Apartheid. Confrontando a realidade e os factos, fazendo recurso a uma analogia científica, consideramos as incongruências existentes entre a realidade histórica e a versão defendida pelo referido paradigma como "Obstáculo Epistemológico". ... Sem a mínima pretensão de colocar em causa o respeito que é devido a Nelson Mandela, enquanto figura relevante para a nação sul-africana, em prol da retransmissão da História para as novas gerações e do reavivar de memórias embaçadas por divergências políticas ou pelas agruras do tempo, o presente Ensaio Político assume-se como uma "Ruptura Epistemológica", que visa devolver à luz o papel crucial desempenhado pelos angolanos na libertação da África Austral.

O autor

More Information
author Orlando Victor Muhongo
Publisher Mayamba
Edition no. 1
Year of publication 2016
Page numbers 91
Format Livro capa mole
Language Portuguese
ISBN 9789897611070
Country of Origin Angola
Dimension 23 x 15 x 0,6
About the Author

Orlando Victor Muhongo nasceu na província do Uíge em 1982. É autor de dois livros de poesia, A Arte de Sentir (2008) e Maresia (2014), publicadas com o pseudónimo de Orlando Kinguzo.

É licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Privada de Angola (UPRA) e mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta de Portugal. Em 2004, venceu o concurso de poesia sobre a paz (categoria de adultos), organizado pela ex-Liga Africana. É, desde 2008, analista de questões internacionais, colabora com diversas emissoras de rádio e televisão, sendo, actualmente, comentador residente de uma estação de rádio de Luanda.

Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account